Depois de ficar pouco mais de um ano sem o serviço de recolhimento de animais, a prefeitura de Laguna lançou, nesta terça-feira, 19, processo licitatório para contratação de empresa que fará esse trabalho. O resultado deve ser conhecido em dez dias, conforme aviso publicado no Diário Oficial.
A contratada deverá ficar responsável por fazer os serviços de captura, abrigo e destinação de animais de médio e grande porte, vivos ou mortos, soltos ou abandonados em vias públicas ou espaços públicos. Essa função é prevista na lei complementar nº 364/2018.
O serviço de recolhimento de animais é vinculado à Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri) e havia deixado de ser oferecido em agosto de 2022. Desde então, inúmeros registros de cavalos soltos surgiram, sobretudo na região de Barbacena. Um dos casos mais marcantes foi em abril, quando um motociclista teve um grave acidente ao colidir contra uma vaca. O homem, 34 anos, recebeu diagnóstico de fratura exposta do punho direito, de três dedos e do punho esquerdo e faz tratamento para voltar à rotina.