Pessoas com 65 anos ou mais ou portadores de deficiência de qualquer idade e que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam manter seus cadastros atualizados.
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dados desatualizados podem levar à perda do benefício, que é concedido, entre outros, àqueles que tenham a constatação da incapacidade de longo prazo e a comprovação da condição de baixa renda.
As informações são baseadas no Cadastro Único (CadÚnico), cuja atualização deve ser feita a cada dois anos ou quando houver alteração no grupo familiar, como mudança de endereço, da renda ou de integrante da família.
De acordo com o INSS, o responsável familiar que precisa alterar os dados tem de ir a um posto de atendimento do Cadastro Único ou Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo. “É importante levar os documentos de todas as pessoas da família, principalmente os CPFs, e estar com um comprovante de residência, preferencialmente a conta de luz”, frisa o INSS