Um cetáceo da espécie cachalote-pigmeu (Kogia breviceps) tinha pedaços de plástico no estômago, informou o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)
O animal foi encontrado entre as praias do Vila e de Itapirubá, e trazido para Laguna para análise de necropsia. O órgão informou que o animal era um macho juvenil que pesava 116 quilos com 1,95 metro.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie integra a ordem dos cetáceos (baleias, botos e golfinhos) e tem a presença de dentes e um orifício respiratório como características. Habita águas costeiras e oceânicas e seu tamanho pode variar de 1,5 metro para a Franciscana a 18 metros para o macho adulto do cachalote.
Monitoramento
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Iniciativa tem objetivo de avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800-642-3341.