Superlua impressiona em Laguna

Superlua de terça foi a de esturjão e a próxima, a superlua azul, deve ocorrer dia 30.
Foto cedida: @gabrielsparrenberger/Colaboração/Agora Laguna

A noite de Laguna é mágica e com a superlua fica ainda mais. Na noite de terça-feira, 1º, quem prestou atenção no céu lagunense pôde ver o satélite natural da Terra com um tamanho maior que o habitual.

Essa aparência é um fenômeno que ocorre quando o satélite natural se aproxima do planeta, o que na astronomia é chamado de perigeu. O fotógrafo de natureza Gabriel Sparrenberger conseguiu registrá-la como se ela estivesse se equilibrando no farolete na Ilha dos Lobos.

“Depois de imaginar esta foto na minha cabeça por mais de um ano, decidi fazer a tentativa”, conta ele, que veio durante a tarde para a cidade, na intenção de conseguir o clique mágico. “Fiquei aguardando o fim de tarde na espera dela subir no horizonte. Uma satisfação enorme ver ela subir exatamente no local planejado”, comemora.

Por outro lado, segundo a Epagri/Ciram, se a lua cheia e a lua nova já representam variações maiores de maré (marés de sizígia), a proximidade da Lua com a Terra acarreta em variações da maré ainda maiores, com marés mais altas e mais baixas que o normal. A superlua de terça foi a de esturjão e a próxima, a superlua azul, deve ocorrer dia 30.

Veja a foto feita ontem na íntegra

Foto cedida: @gabrielsparrenberger/Colaboração/Agora Laguna