Entre a madrugada desta sexta-feira, 11, e o início da noite do sábado, 12, a passagem e e atuação de uma frente fria, combinada com instabilidades em vários níveis da atmosfera, e ao fluxo de umidade vindo da Amazônia, fornecem condições para a ocorrência de pancadas de chuva, que podem vir em forma de temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais.
A chuva inicia na madrugada pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, se deslocando em direção ao restante do estado ao longo do dia e perdendo força entre o final da tarde e a noite, quando as instabilidades se deslocam em direção ao oceano. Na madrugada do sábado um novo pulso de instabilidade avança em direção ao estado, retomando as chuvas, que novamente voltam a ocorrer iniciando pelas mesmas áreas supracitadas e que devem perder intensidade novamente entre o final da tarde e a noite de sábado.
No domingo, 13, a instabilidade diminui, com o afastamento da frente fria do estado. Ainda assim, a nebulosidade permanece presente e variável em Santa Catarina. A partir da tarde, há condições para pancadas isoladas de chuva, que nas áreas de divisa com PR ocorrem acompanhadas por trovoadas, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão).
Na segunda, 14, e na terça-feira, 15, um sistema de alta pressão (massa de ar seco de frio) passa a predominar em Santa Catarina, deixando o tempo estável com presença de sol. Apenas nos final dos dias há indicativos de aumento de nuvens, sobretudo nas áreas próximas da divisa com o Paraná. O frio diminui no estado, permanecendo apenas a Serra com temperaturas mínimas abaixo de 10°C. As tardes também voltam a ter temperaturas mais altas, principalmente na terça-feira (15) quando voltam a se aproximar de 30°C.
Confira os detalhes
Sexta-feira (11/08):
Tempo: do Extremo Oeste ao Litoral Sul, mais nuvens e condição de chuva e temporais localizados na madrugada e manhã, com períodos de melhoria durante o dia, com retorno da chuva no fim do dia com a chegada de uma frente fria. Nas demais regiões, sol e nuvens e chuva isolada a tarde.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado.
Sistema: cavado (baixa pressão) no Sul do Brasil.
Sábado (12/08):
Tempo: instável com chuva e trovoadas isoladas em todas as regiões de SC, no decorrer do dia, devido ao avanço de uma nova frente fria. Melhora um pouco no final do período.
Temperatura: em declínio acentuado.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas, mais fortes no Litoral (50 a 70km/h).
Domingo (13/08):
Tempo: céu nublado a encoberto em SC, com chuva isolada na madrugada e manhã, especialmente do Extremo Oeste ao norte do Estado.
Temperatura: baixa.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Segunda-feira (14/08):
Tempo: sol com aumento de nuvens em SC, com chuva isolada Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste.
Temperatura: baixa.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.