A tarde desta quinta-feira, 31, foi de visita de um grupo com seis baleias-franca (Eubalaena australis) na região entre a Pedra do Frade e a Praia do Sol. O flagra foi feito pelo leitor Richard Neves e pode ser assistido acima.
Há uma semana, mais de 50 baleias – sete em Laguna – foram identificadas em monitoramento aéreo executado pela SC Par Porto de Imbituba e pelo Instituto Australis.
Tradicionalmente, entre julho e novembro, as baleias-francas migram para o litoral sul-brasileiro durante a temporada de reprodução, sendo aqui berçário dos filhotes, procriação e acasalamento.
Mapa interativo
Recentemente, o Instituto Australis divulgou um mapa interativo que mostra “onde tem baleia hoje”. É uma forma de facilitar o acompanhamento das gigantes do mar e também de registrar seus avistamentos. Segundo o ProFranca, é possível ver os registros realizados pela equipe durante o monitoramento sistemático na temporada reprodutiva da espécie (julho a novembro), mas também é possível indicar avistagens feitas por pessoas que não integram a equipe. Para acessar o mapa, clique aqui.