Previous
Next

Sábado de melhora no tempo no decorrer do dia

No domingo, 20, o dia ainda inicia com tempo estável e predomínio de sol em Santa Catarina. No decorrer da tarde, a influência de uma área de baixa pressão favorece a formação de áreas de instabilidade entre o Oeste e o norte do estado. Há condições para pancadas de chuva, podendo vir com trovoadas e temporais bastante isolados, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná.
Foto: Anderson Alano/Colaboração/Agora Laguna

Neste sábado, 19, ainda há a possibilidade de chuva fraca em áreas do litoral catarinense, especialmente no início do dia. Não há riscos para ocorrências relacionadas às chuvas. No restante do estado, com o avanço de uma massa de ar seco e frio, o tempo volta a ficar firme e com temperaturas mais baixas em comparação aos dias anteriores. No amanhecer, mínimas entre 8 e 14°C entre o Oeste e os planaltos e variam entre 15 e 19°C nas áreas litorâneas. À tarde, máximas entre 21 e 24°C no Oeste e Litoral Norte e entre 16 e 20°C no restante do estado.

No domingo, 20, o dia ainda inicia com tempo estável e predomínio de sol em Santa Catarina. No decorrer da tarde, a influência de uma área de baixa pressão favorece a formação de áreas de instabilidade entre o Oeste e o norte do estado. Há condições para pancadas de chuva, podendo vir com trovoadas e temporais bastante isolados, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná. No amanhecer, as mínimas ficam entre 9 e 14°C na maioria das áreas e entre 5 e 8°C no Meio-Oeste e planaltos, podendo variar em torno de 0 a 5°C nos pontos mais altos da Serra. À tarde as máximas oscilam entre 21 e 24°C na maioria das regiões, com exceção apenas dos planaltos onde variam de 17 a 20°C.

Na segunda-feira, 21, o tempo seco e o sol predominam em Santa Catarina. O dia ainda inicia com temperaturas baixas, principalmente na Serra catarinense, onde oscilam de 5 a 8°C. Nas demais áreas, as mínimas variam entre 9 e 13°C, com exceção do Litoral Norte, onde ficam entre 15 e 18°C. À tarde, o calor volta a se intensificar, por conta do fluxo de ar quente vindo do norte do país. As máximas ficam entre 22 e 24°C em praticamente todo o estado, chegando ao 26°C no Extremo Oeste. Apenas entre o Planalto e o Litoral Sul e a região da Grande Florianópolis as temperaturas sobem um pouco menos e oscilam entre 18 e 21°C.

Na terça-feira, 22, o calor se intensifica ainda mais, com máximas próximas de 30°C na maior parte do estado e entre 31 e 34°C no Oeste e Litoral Sul. No final do dia, o avanço de uma nova frente fria favorece o aumento da nebulosidade e traz chance de chuva para as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Na quarta-feira, 23, as instabilidades se espalham entre o Planalto Sul e a Grande Florianópolis, enquanto o calor segue predominando no restante do estado.

Confira os detalhes

Sábado (19/08):
Tempo: mais nuvens e chuva isolada em SC, melhorando com sol em todas as regiões no decorrer do dia.
Temperatura:  em declínio, a mínima ocorrerá à noite.
Vento: sul a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Sistema: frente fria se afasta e uma massa de ar mais frio e seco (alta pressão) chega à SC.

Domingo (20/08):
Tempo: sol e poucas nuvens em SC. À noite condição de chuva fraca e isolada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte devido a circulação marítima.
Temperatura: baixa, com condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul ao amanhecer. Durante o dia, temperatura amena.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (21/08):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC.
Temperatura:  mais baixa ao amanhecer, com condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sudoeste/sudeste, variando para nordeste, fraco a moderado.

Terça-feira (22/08):
Tempo: sol entre nuvens em SC. A partir da tarde condição de chuva isolada entre o Planalto Sul e Litoral Sul.
Temperatura:  em elevação, máxima de 30 a 35°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral (50 a 70 km/h).

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.