Pelo menos oito pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira, 31, em uma operação da Polícia Civil contra uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro e financiamento ao tráfico. São mais de 30 mandados de busca e apreensão ou prisão em cumprimento no Sul catarinense e no estado do Rio Grande do Sul. Em quatro anos, segundo a investigação, o grupo movimentou cerca de R$ 500 milhões.
A operação atua nas cidades catarinenses de Itapema, Tubarão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha e Içara e nos municípios gaúchos de Pelotas, Charqueadas e Xangri-lá. Policiais da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Laguna e de delegacias do Litoral e Extremo Sul auxiliam nos trabalhos.
A investigação é um reflexo da maior apreensão de drogas do Sul catarinense realizada em 2020, quando Polícia Civil, de Içara, apreendeu cerca de 3,5 toneladas de maconha. A organização criminosa usou empresas e laranjas para lavagem do dinheiro e envio dos recursos ilegais obtidos pelo crime no sistema financeiro nacional.