Um sonho antigo que se tornou realidade. A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Laguna aproveitou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para apresentar à comunidade a sua fanfarra, que passará a acompanhar as apresentações da entidade a partir de setembro.
“É uma alegria muito grande, uma honra. Pela primeira vez a Apae terá sua banda, sua fanfarra, e nessa semana estamos trazendo uma coisa que é inédita”, diz o presidente Antônio Luís Coelho. “O que parecia improvável para alguns, nós estamos aqui hoje realizando”.
O ato de apresentação foi emocionante e alegre ao mesmo tempo. Para nomear a banda, os alunos e a direção escolheram homenagear Ricardo Martins, que morreu em 2021, vítima do novo coronavírus. Martins tinha 44 anos e foi estudante durante três décadas da instituição. “Ele por 30 anos esteve conosco e isso também era um sonho dele”, diz a diretora Emeline Gruner. A família do homenageado acompanhou, emocionada, o evento.
Os alunos têm ensaiado nos últimos meses para garantir que tudo saia sincronizado e afinado. “Esse é um momento ímpar. É um trabalho novo, simples, que está em desenvolvimento e a gente tem muito pela frente”, frisa o educador musical Fernando Ilíbio. Agora, o foco é manter o ritmo e viver a alegria da música e da inclusão. “Uma fanfarra é isso”, pontua Emeline.
