Previous
Next

Cabeçuda volta a ser representada com Corinthians após cerca de 10 anos fora

Uma curiosidade: mesmo afastado dos gramados, o Corinthians, de Cabeçuda, "ressuscitou" na imprensa em razão das sucessivas vezes em que seu escudo foi confundido com o time de São Paulo, a inspiração para seu nome.
Foto cedida: @fotovieiraeventos/Agora Laguna/Colaboração

Um dos mais tradicionais times do futebol amador de Laguna está de volta ao Campeonato Municipal de Futebol Amador na temporada 2023. Depois de cerca de vinte anos fora da competição, o Esporte Clube Corinthians irá representar o bairro Cabeçuda.

Segundo o dirigente alvinegro, Flávio Manoel Gonçalves, o fato de levar o nome da comunidade e de ter a missão de fazê-la voltar ao campeonato, aumenta a responsabilidade. “A expectativa está ótima, estamos ansiosos. A volta de um time depois de tantos anos parados é difícil, mas com o apoio da diretoria, formada às pressas, estamos conseguindo desempenhar um bom serviço”, comenta.

O Corinthians, conforme a tradição oral, foi fundado em 1935 – mesma época em que surgiu o Avaí (embora os documentos apontem 1948) – e foi uma das potências do futebol lagunense. Nos anos 70, em diante, começou a replicar os uniformes do Corinthians Paulista. Desmotivado, foi desativado no final da década de 2000, sendo a morte de seu fundador e incentivador João Presalino Barreiros um dos motivos. O último registro de uma participação da equipe no campeonato municipal é de 2005 e a comunidade não é representada por um clube desde 2009.

Uma curiosidade: mesmo afastado dos gramados, o Corinthians, de Cabeçuda, “ressuscitou” na imprensa em razão das sucessivas vezes em que seu escudo foi confundido com o time de São Paulo, a inspiração para seu nome. A mais recente foi neste ano, durante a disputa da Copa Libertadores. A estreia será no sábado, 5, pelo Grupo B, em partida contra o Aval, do Progresso. Além dos dois, a chave é formada por Fluminense, de Barbacena, e Independente, do Campo de Fora.