Um dos mais tradicionais times do futebol amador de Laguna está de volta ao Campeonato Municipal de Futebol Amador na temporada 2023. Depois de cerca de vinte anos fora da competição, o Esporte Clube Corinthians irá representar o bairro Cabeçuda.
Segundo o dirigente alvinegro, Flávio Manoel Gonçalves, o fato de levar o nome da comunidade e de ter a missão de fazê-la voltar ao campeonato, aumenta a responsabilidade. “A expectativa está ótima, estamos ansiosos. A volta de um time depois de tantos anos parados é difícil, mas com o apoio da diretoria, formada às pressas, estamos conseguindo desempenhar um bom serviço”, comenta.
O Corinthians, conforme a tradição oral, foi fundado em 1935 – mesma época em que surgiu o Avaí (embora os documentos apontem 1948) – e foi uma das potências do futebol lagunense. Nos anos 70, em diante, começou a replicar os uniformes do Corinthians Paulista. Desmotivado, foi desativado no final da década de 2000, sendo a morte de seu fundador e incentivador João Presalino Barreiros um dos motivos. O último registro de uma participação da equipe no campeonato municipal é de 2005 e a comunidade não é representada por um clube desde 2009.
Uma curiosidade: mesmo afastado dos gramados, o Corinthians, de Cabeçuda, “ressuscitou” na imprensa em razão das sucessivas vezes em que seu escudo foi confundido com o time de São Paulo, a inspiração para seu nome. A mais recente foi neste ano, durante a disputa da Copa Libertadores. A estreia será no sábado, 5, pelo Grupo B, em partida contra o Aval, do Progresso. Além dos dois, a chave é formada por Fluminense, de Barbacena, e Independente, do Campo de Fora.