Previous
Next

Turismo embarcado para observação de baleias está autorizado em 2023

Retomada do Tobe depende do interesse das empresas, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e atende à uma decisão judicial favorável à exploração turística.
Foto: Enrique Litman/Divulgação PMI

O turismo de observação de baleias embarcado (Tobe) estará liberado na região da Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca (APA-BF), entre 15 de agosto e 15 de novembro de 2023. A retomada depende do interesse das empresas, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e atende à uma decisão judicial favorável à exploração turística.

O ICMBio lançou o chamamento às interessadas no último dia 3 e, até o momento, pelo menos duas operadoras de turismo de Laguna se inscreveram no edital. Ouvido pelo Portal, o guia e operador de turismo embarcado, Júlio Vicente tem uma visão crítica do edital.

“A área para operar foi reduzida. Só pode operar do norte da Ilha dos Lobos ao sul da Ilha do Coral. Em Laguna, se tiver barco, só na praia do Sol e na de Itapirubá Sul”, lamenta. O credenciamento fica aberto pelo prazo de 30 dias (acesse a documentação aqui).

Pesquisas

A autorização ocorreu após estudos preliminares indicarem que a prática do turismo não causa impacto aos cetáceos. Pesquisadores ressaltam, porém, da necessidade de continuar as análises em longo prazo para se obter uma avaliação mais precisa sobre a influência das embarcações nas baleias.

“Já estamos com observadores de bordo selecionados através do edital de voluntariado da APA-BF. Cada saída terá um observador de bordo para coletar informações e colaborar no monitoramento, um dos requisitos para a realização da atividade. Com as informações coletadas será possível avaliar os possíveis impactos da atividade e se as normas estabelecidas atendem os objetivos de conservação da APA da Baleia Franca”, sustenta a chefe do órgão ambiental, Renata Vargas.

Notícias relacionadas