Sol e temperatura elevada a partir de sexta-feira

O domingo, 23, e a segunda-feira, 24, serão dias bem semelhantes, com predomínio de sol entre poucas nuvens em todo o estado. Eles iniciam com temperaturas amenas (entre 10 e 16°C em todo o estado), com o calor intensificando ao longo da tarde.
Foto: Rodolfo Espíndola/Agência AL

A quinta-feira, 20, será mais um dia em que o tempo encoberto predomina do Meio-Oeste ao litoral, com chance de chuva fraca e isolada a qualquer hora do dia em áreas da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, devido a circulação marítima que continua favorecendo a oferta de umidade do oceano para o continente. Nas regiões do Oeste e do Extremo Oeste o dia amanheceu com algumas nuvens, mas o tempo aberto passa a predominar nessas áreas ao longo do período.

Na sexta-feira 21, o sol predomina entre poucas nuvens no Oeste, no Extremo Oeste, no Litoral Sul e no Planalto Norte, enquanto nas demais áreas há maior presença da nebulosidade. Ainda há possibilidade de chuva fraca e isolada em áreas da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, principalmente no início do dia, devido ao fluxo de umidade do oceano.  No amanhecer, as temperaturas variam entre 14 e 19°C. No período da tarde as temperaturas ficam entre 14 e 21°C nos planaltos, no Vale do Itajaí, no Litoral Norte e na Grande Florianópolis e variam entre 20°C e 30°C no Grande Oeste e no Litoral Sul.

No sábado, 22, segue a condição de tempo aberto no Grande Oeste, Planalto Sul e no Litoral Sul e de variação de nuvens nas demais regiões. O dia inicia com temperaturas entre 6 e 15°C no Meio-Oeste, planaltos e no Alto Vale e que oscilam entre 16 e 21°C no restante do estado. À tarde, as máximas variam entre 17 e 19°C na Serra, marcam entre 20 e 23°C no Meio-Oeste, nos planaltos, no Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis ao Litoral Norte e oscilam entre 22 e 27°C no Extremo oeste, no Oeste e no Litoral Sul.

O domingo, 23, e a segunda-feira, 24, serão dias bem semelhantes, com predomínio de sol entre poucas nuvens em todo o estado. Eles iniciam com temperaturas amenas (entre 10 e 16°C em todo o estado), com o calor intensificando ao longo da tarde. As máximas devem ser bastante elevadas em relação ao esperado para esta época do ano, atingindo 24°C em praticamente todas as regiões.

Confira os detalhes

Quinta-feira (20/07):
Tempo: no oeste e sul de SC, sol entre nuvens. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, céu mais nublado com chuva fraca e isolada a qualquer hora do dia.
Temperatura: em pequena elevação durante o dia, amena.
Vento:  nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.
Sistema: alta pressão (massa de ar frio) no litoral Sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima no leste de SC.

Sexta-feira (21/07):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens em SC e chuva fraca, e isolada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No decorrer do dia, sol na maioria das regiões.
Temperatura: em elevação.
Vento:  nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.
Sistema: alta pressão (massa de ar frio) no litoral Sul do Brasil ainda favorece a circulação marítima no leste de SC. No decorrer do dia essa condição diminui.

Sábado e Domingo (22 e 23/07):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC, com nevoeiros ao amanhecer.
Temperatura: em elevação significativa, calor para época do ano.
Vento:  nordeste, com variação para sul no domingo, fraco a moderado, com rajadas.

Segunda-feira (24/07):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com chuva isolada a partir da tarde entre o Planalto Sul e Litoral Sul, devido a um cavado (área de baixa pressão) e uma frente fria no oceano.
Temperatura: mais elevada, segue quente para época do ano.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.