Repercussão negativa faz vereadores arquivarem mudança de nome de praça

Projeto havia sido aprovado em primeira votação na última segunda-feira, 24.
Arquivo familiar

Diante da repercussão negativa, a Câmara de Vereadores de Laguna decidiu arquivar o projeto de lei que alteraria o nome da praça Archimedes Castro Faria para Pedro Raymundo. A decisão foi oficializada na terça-feira, 25, segundo informação constante no sistema de tramitação do Legislativo.

A proposta foi feita pelo vereador Hirã Ramos (MDB), presidente do Legislativo, com intenção de aprovar o texto até a sessão solene de quinta-feira, 27, que vai homenagear Pedro Raymundo, em razão da passagem dos 50 anos de seu falecimento e como parte da programação da Semana Cultural.

Em nota encaminhada ao Portal, a família de Castro Faria pediu respeito ao legado do intelectual e lamentou o projeto. De acordo com os familiares, o músico de Imaruí, famoso pela valsa Saudades de Laguna e o xote Adeus Mariana, merece homenagens na cidade, mas não se pode apagar a história do município para isso.

Na internet, a iniciativa foi amplamente criticada e, segundo o prefeito Samir Ahmad (sem partido), se viesse a ser aprovada, seria vetada pela prefeitura. O governo municipal, por sua vez, pretende abraçar a ideia de dar o nome de Raymundo a uma nova praça, quando houver intenção de construir um logradouro desse gênero.

Notícias relacionadas