Quinta-feira com nuvens e chuva em SC

Entre a tarde de quinta-feira, 27, até o final da tarde de sexta-feira, 28, o avanço de uma frente fria, somado ao calor e umidade vindos do norte do Brasil, favorece a ocorrência de temporais isolados com chuvas pontualmente intensas em um curto período de tempo. Há risco de vendavais, raios e eventual queda de granizo entre o Grande Oeste e os planaltos.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A formação de um ciclone extratropical no litoral do Uruguai e no litoral sul do Rio Grande do Sul, tende a deixar o tempo instável para nosso estado. Entre a tarde de quinta-feira, 27, até o final da tarde de sexta-feira, 28, o avanço de uma frente fria, somado ao calor e umidade vindos do norte do Brasil, favorece a ocorrência de temporais isolados com chuvas pontualmente intensas em um curto período de tempo. Há risco de vendavais, raios e eventual queda de granizo entre o Grande Oeste e os planaltos.

Entre a noite de quinta feira, as instabilidades se espalham em direção ao Vale do Itajaí e litoral de Santa Catarina. Na sexta-feira, 28, o deslocamento de um cavado (área alongada de baixa pressão) aliada ao fluxo de ar úmido mantém a condição para pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, com chuva pontualmente intensa por curto período de tempo, com raios, vendavais e eventual queda de granizo, principalmente do Meio Oeste ao litoral.

No decorrer do sábado, 29, a aproximação e atuação de massa de ar frio deixa o tempo firme com sol a poucas nuvens em boa parte de Santa Catarina. No norte do estado e no Vale do Itajaí a presença de nuvens tende a ser maior. Amanhecer com sensação de frio. Temperaturas mínimas perto de 0°C na Serra (com chance de geada),de 12 a 15°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 3 a 12°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 20°C no Grande Oeste, não passam dos 15°C no Vale do Itajaí, nordeste de SC e variam de 14 a 17°C nas demais regiões.

O domingo, 30, e segunda-feira, 31, serão de tempo firme, com predomínio de sol a poucas nuvens, em Santa Catarina por conta da atuação de uma área de alta pressão. Os amanheceres dos dois dias serão de sensação de frio em todo estado, principalmente do Meio Oeste ao litoral, com temperaturas mínimas perto de 0°C na Serra e de 6 a 13°C nas demais áreas. Ao longo das tardes, as temperaturas sobem gradativamente. Na segunda, 31, as máximas chegam aos 27°C no Extremo Oeste, Oeste, 26°C no Litoral Sul, Meio Oeste e variam de 22 a 25°C nas demais regiões.

Confira os detalhes

Quinta-feira (27/07):
Tempo: bastante nebulosidade , algumas aberturas de sol em SC pela manhã. A partir da tarde condição de chuva mal distribuída e fraca especialmente do Extremo Oeste ao Planalto.
Temperatura: em declínio.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Sistema: massa de ar frio e cavado (área de baixa pressão) influenciando SC.

Sexta-feira (28/07):
Tempo: instável com predomínio de nuvens e chuva ocasional em SC, devido ao avanço de uma nova frente fria. No fim do dia o tempo melhora na maioria das regiões.
Temperatura: mais baixa.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado.

Sábado (29/07):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens e nevoeiros em SC. No decorrer do dia o sol predomina em todas as regiões.
Temperatura: baixa ao amanhecer com chance de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em pequena elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Domingo (30/07):
Tempo: firme e ensolarado em SC.
Temperatura: baixa ao amanhecer com chance de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.