Alvo de cumprimento de mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira, 4, a prefeitura de Pescaria Brava emitiu nota de esclarecimento e se posicionou pela primeira vez sobre o assunto. Agentes das polícias Civil e Científica visitaram endereços ligados à administração municipal na sede do governo e no espaço do Simplifica Pescaria, em Santiago.
Segundo a nota, o contrato entre a prefeitura e a empresa JB, alvo da operação, vigeu de 2016 a 2022, e não foi renovado. No começo deste ano, o serviço de iluminação pública passou a ter materiais cedidos pelo Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) e a manutenção é feita pela empresa LA.
“Vale destacar que nenhum servidor da prefeitura de Pescaria Brava foi alvo de mandado de busca e apreensão”, diz o texto, que é assinado pelo prefeito interino Lourival Izidoro (PP).
Outra prefeitura alvo, a de Jaguaruna, também emitiu posicionamento. “Toda documentação foi prontamente entregue em total colaboração com a operação policial. A administração municipal de Jaguaruna reitera seu compromisso com a transparência e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos”, diz um trecho da nota.
A operação cumpriu 33 mandados, sendo 27 de busca e apreensão e seis de prisão preventiva contra empresários da região. As investigações são coordenadas pela 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Decor/Deic) e apuram fraudes em licitações no setor de iluminação pública em Tubarão, Capivari de Baixo, Pescaria Brava e Jaguaruna, com contratos investigados no período de 2017 a 2022.
Confira a nota da prefeitura de Pescaria Brava
A prefeitura de Pescaria Brava vem a público esclarecer que desde janeiro de 2023 não possui contrato com a empresa de iluminação JB Materiais Elétricos, alvo de operação da Polícia Civil nesta terça-feira (4).
O prefeito Interino Lourival Izidoro e o secretário municipal de Administração Jaisson Castro de Souza acompanharam os policiais na prefeitura e providenciaram toda a documentação solicitada referente à empresa, que prestou serviços de fornecimento de materiais e manutenção da iluminação pública de 2016 a 2022.
Quando assumiu o executivo, o prefeito optou por não renovar o contrato com a JB. Desde então, a parte de materiais é de responsabilidade do Consórcio Interfederativo Santa Catarina – CINCATARINA e a manutenção é executada pela empresa LA.
Vale destacar que nenhum servidor da prefeitura de Pescaria Brava foi alvo de mandado de busca e apreensão.
Zelamos pela transparência e seguimos à disposição dos órgãos de segurança.
Lourival Izidoro
Prefeito Interino de Pescaria Brava