Previous
Next

Operação contra fraude em licitação na iluminação cumpre mandados em Pescaria Brava, Laguna e mais 3 cidades

Ordens judiciais foram cumpridas nas sedes das empresas, residências dos investigados e nas prefeituras. Os mandados foram cumpridos nos municípios de Tubarão, Capivari de Baixo, Pescaria Brava, Jaguaruna e Laguna, informou a Polícia Civil.
Divulgação/PC

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira, 4, a Operação Dark shark para cumprir 33 mandados para apurar fraudes em contratos públicos que chegam a R$ 30 milhões nas prefeituras de Tubarão, Capivari de Baixo, Pescaria Brava e Jaguaruna.

Segundo a 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Decor/Deic), são 27 ordens de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária. Os mandados foram cumpridos nas sedes das empresas, residências dos investigados e nas prefeituras de Tubarão, Capivari de Baixo, Pescaria Brava, Jaguaruna e Laguna.

Agora Laguna busca contato com as prefeituras envolvidas na operação, que devem se manifestar ao longo do dia.

A investigações começaram em 2021 em investigação aberta para apurar fraudes no caráter competitivo de procedimentos licitatório e na entrega do serviço prestado. No total, a corporação analisa 51 contratos firmados com os quatro municípios do Sul do estado, que, somados, chegam a aproximadamente R$ 30 milhões e foram firmados entre os anos de 2017 a 2022, sendo estes ainda vigentes.

Dark shark

O nome da operação, que em tradução literal significa algo como “tubarão escuro”, é uma referência ao fato de que em um dos contratos ocorreu, supostamente, a troca de todas as lâmpadas do município em curto espaço de tempo, indicando, que, em certo momento, teria ficado às escuras. A ação policial contou com aproximadamente, 90 policiais civis da Deic; das divisões de Investigação Criminal (DIC) de Laguna, Criciúma, Forquilhinha e Araranguá; das delegacias da Comarca de Imbituba e Forquilhinha; e da Polícia Científica.