Previous
Next

Companhia elétrica identifica aumento de consumo e dá dicas de economia no inverno

“É importante lembrar que o uso do chuveiro no modo inverno demanda, em média, 30% a mais de energia que na posição verão”, orienta Thiago Jeremias, gerente da Divisão de Eficiência Energética, da Celesc.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

No primeiro trimestre do ano, segundo dados da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), foi identificado um aumento de 5,2% no consumo de energia elétrica residencial em relação a 2022.

Com a chegada do inverno, a companhia começou a buscar a conscientização dos usuários para a economia. “É importante lembrar que o uso do chuveiro no modo inverno demanda, em média, 30% a mais de energia que na posição verão”, orienta Thiago Jeremias, gerente da Divisão de Eficiência Energética, da Celesc.

Em dias mais frios, o uso demorado do chuveiro elétrico costuma  lidera o consumo de energia e pode representar um acréscimo 25% a 35% da despesa total com energia.

Outras dicas de economia são

  • Aqueça o ambiente sem entrar numa fria: durante o uso de aquecedores elétricos é importante manter janelas e portas fechadas para evitar a entrada de ar frio. Lembre-se de limpar os filtros com frequência e desligar o aquecedor ou o ar condicionado quando se ausentar do ambiente por tempo prolongado.
  • Lavadora e secadora de roupas: com as baixas temperaturas, um dos desafios é como secar as roupas sem que elas fiquem com cheiro desagradável. Para isso, mantenha o filtro da lavadora sempre limpo, isso exige menos esforço da rede elétrica e, consequentemente, consome menos energia. Prefira secar as roupas ao ar livre. Quem mora em apartamento, deve pendurar as roupas o mais próximo da janela. Se usar a secadora, confira no manual a quantidade ideal de roupa para manter a saúde da sua máquina e do seu bolso. Nunca seque roupas atrás da geladeira, pois sobrecarrega o funcionamento do motor, aumenta o consumo de energia e coloca em risco a integridade do aparelho.
  • Não deixe lâmpadas ligadas sem necessidade: uma ideia simples e que traz benefícios para a sua saúde e o meio ambiente, é aproveitar ao máximo a luz natural.
  • Temperatura da água: Para economizar energia e contribuir com a sustentabilidade do planeta, ajuste a temperatura da água para o nível médio de calor e mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa as louças.
  • Seja eficiente e não desperdice calor: abra a porta do forno apenas quando necessário para que não seja preciso usar mais energia para reaquecer o aparelho.
  • Há quem diga que sente mais fome no inverno: chega a ser automático abrir a geladeira quando bate aquela fome. Mas, cuidado! Essa mania pode ser uma grande vilã na sua fatura de energia. Ah, e nada de secar roupas atrás da geladeira. Isso sobrecarrega o funcionamento do motor, aumenta o consumo de energia e coloca em risco o seu aparelho.
  • Uso do secador de cabelo: pode ser que você use o secador de cabelos mais vezes durante o inverno. Enxugue o cabelo o máximo possível com a toalha. Quanto menos tempo com secador ligado menos gasto de energia.