A segunda-feira, 10, amanhece instável principalmente em áreas do Grande Oeste ao norte do estado, por influência de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em diversos níveis da atmosfera e do fluxo de umidade proveniente da Amazônia. Nas outras regiões o dia será com a presença de muitas nuvens, acompanhadas de pancadas de chuva e de temporais isolados que ganham intensidade a partir da tarde em áreas do Litoral Sul e do Planalto Sul.
A partir da noite de terça-feira, 11, a influência de uma área de baixa pressão atmosférica favorece a intensificação das chuvas em áreas entre a Grande Florianópolis, Planalto Sul o Litoral Sul. As chuvas se mantêm persistentes ao longo da quarta-feira, 12, variando com moderada a forte intensidade e com acumulados entre 50 e 70 mm, segundo alerta da Defesa Civil estadual.
Já na noite de quarta, as instabilidades ganham força no Oeste catarinense e avançam para o restante do estado no decorrer da madrugada, devido à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano entre a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do sul. Por vezes as chuvas podem ser intensas no Grande Oeste, onde os acumulados ficam em torno de 40 a 50 mm.
Já no Litoral Sul e em pontos do Planalto Sul, são esperados os volumes de chuva mais expressivos, entre 100 e 150 mm, podendo ser ultrapassados no extremo sul do Litoral Sul. O risco é baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas, vendavais e granizo.
Ao longo da quinta-feira, 13, o ciclone extratropical já estará atuante próximo à costa do Sul do Brasil, mantendo a condição para temporais com chuva intensa e volumosa e ventos intensos em todas as regiões de Santa Catarina. O mar também se mantém muito agitado na costa catarinense durante todo o período, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas às chuvas, rajadas intensas de vento e ao mar agitado e ressaca.
Entre a noite da quinta-feira e a madrugada da sexta, o ciclone se desloca em direção ao oceano e o avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) vira o vento de direção sudoeste/sul causando um declínio gradual das temperaturas.
Confira os detalhes
Segunda-feira (10/07):
Tempo: instável com chuva e trovoadas em SC, melhorando no fim do dia nas áreas que fazem divisa com Paraná.
Temperatura: baixa devido à nebulosidade e à chuva.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.
Sistema: cavado (área de baixa pressão) no Sul do Brasil.
Terça-feira (11/07):
Tempo: mais encoberto com chuva do Oeste ao Litoral Sul e Grande Florianópolis devido a áreas de baixa pressão (cavado) no RS. Mas demais regiões, parcialmente nublado a encoberto.
Temperatura: baixa, com pouca variação devido à nebulosidade e à chuva.
Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Quarta-feira (12/07):
Tempo: nublado a encoberto com chuva no decorrer do dia na divisa com o RS devido a um intenso sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) no RS.
Temperatura: baixa, com queda mais acentuada a partir da tarde devido ao vento sul.
Vento: sudoeste e sul, moderado, com rajadas associadas aos temporais.
Quinta-feira (13/07):
Tempo: nublado a encoberto com chuva no decorrer do dia em todas as regiões. Há risco de temporais.
Temperatura: baixa devido a chuva e vento.
Vento: sudoeste e sul, moderado, com rajadas associadas aos temporais.