Previous
Next

Prefeito diz que cidade não aceitará ‘imposição goela abaixo’ ao comentar criação de Resex no Farol

Na última semana, a comunidade começou a coletar assinaturas em um abaixo-assinado com intenção também de encaminhar o governo às autoridades ambientais federais. Prefeitura convocou reunião para tratar do assunto.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A insatisfação da comunidade pesqueira da região da ilha segue latente uma semana após uma tentativa fracassada de reunião, onde um dos assuntos embutidos na pauta era a atualização do andamento do projeto de conversão da localidade em uma reserva extrativista (Resex). Segundo o prefeito de Laguna, Samir Ahmad (sem partido), a prefeitura irá ouvir os moradores para formalizar uma posição com base no anseio local.

“Nós vamos fazer uma reunião para ouvir os pescadores na prefeitura e também a população que vive na região da ilha, saber se eles querem isso. Nós não vamos aceitar uma imposição goela abaixo, que vem de algum órgão e sem consulta popular. Precisamos saber o que os pescadores realmente querem, o que a população precisa”, disse o prefeito ao Portal.

Na mesma entrevista, Ahmad questionou onde estavam os órgãos que defendem a Resex na busca de melhorias para a comunidade. “Não vi essa luta para buscar, por exemplo, o saneamento e estamos aqui, nós e a Casan, buscando essa solução há algum tempo já. A ponte [do Pontal] que é uma luta que nós precisamos de resultados para ligar a região da ilha e levar segurança, saúde e desenvolvimento através do turismo. A gente não vê esse empenho para resolver os problemas. Será que os problemas do pescador, da região, se resolvem com a criação da Resex? Temos várias prioridades e dessa reunião vamos sair com um documento formal para encaminhar para Brasília”, completou.

O encontro entre prefeitura e comunidade vai acontecer na quarta-feira, 7, às 16h, no gabinete do prefeito, na sede administrativa do governo municipal. Na última semana, a comunidade começou a coletar assinaturas em um abaixo-assinado com intenção também de encaminhar o governo às autoridades ambientais federais.