Previous
Next

Novo selo postal com estampa do Farol ganha data de lançamento

Segundo a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a ideia da empresa é eternizar o registro de faróis como patrimônio e contribuir com o desenvolvimento da consciência marítima nacional.
Divulgação
Previous
Next

O novo selo postal com uma estilização do Farol de Santa Marta será lançado no próximo dia 28, em uma cerimônia na Capitania dos Portos em Laguna, unidade da Marinha do Brasil que administra a estrutura inaugurada 132 anos atrás. A estampa integra uma série com outros faróis pelo país e foi lançada no dia 29 de maio.

Segundo a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a ideia da empresa é eternizar o registro de faróis como patrimônio e contribuir com o desenvolvimento da consciência marítima nacional. O lançamento ocorre a partir das 10h30.

A última vez que o farol lagunense foi estampado em selo foi no ano de 1976, por ocasião da passagem do tricentenário de fundação de Laguna. Diferente da estampa de quase 50 anos atrás, que se tratava de uma representação fiel, a de 2023 usa a técnica da pintura digital e é assinada por Gustavo Ramos. A empresa mandou imprimir 128 mil selos. A comercialização vai custar R$ 3 e estará disponível, em breve, na loja virtual e nas principais agências do país.

Os demais faróis da série

  • Bailique – localizado às margens do Amazonas, orienta embarcações vindas de fora da região e canoas de populações ribeirinhas;
  • Cabo Orange – na mesma região, também orienta embarcações ribeirinhas, porém fica localizado em região inóspita, nas proximidades do Rio Oiapoque;
  • Ilha Rasa – primeiro farol construído após a Independência;
  • Moela – farol mais antigo de São Paulo, localizado na ilha de Itamirindiba;
  • Abrolhos: além do farol, nesta composição foram destacadas as baleias Jubarte, que fogem do frio da Antártica para se acasalar e ter seus filhotes nas águas baianas;
  • Calcanhar – na representação, dois banhistas observando o farol localizado na praia do Calcanhar;
  • Chuí: foram destacados dois flamingos chilenos, que fazem parte da reserva ecológica do Taim, localizada na mesma região.
Os dois selos do Farol: 1976 e 2023. Foto: Editoria de arte sobre foto de Elvis Palma com Correios/Divulgação

Previous
Next
Previous
Next