Farmácia Popular reinicia com mudanças; confira

Expectativa é que, até o fim do ano, o Farmácia Popular tenha unidades em 5.207 municípios.
Foto: Marcelo Casall Jr/ABr

O Programa Farmácia Popular do Brasil foi retomado, na quarta-feira, 7, pelo governo federal, que visa ampliar a oferta de medicamentos gratuitos e credenciar novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade.

Com o novo modelo da iniciativa, os beneficiários do programa Bolsa Família vão poder retirar gratuitamente todos os 40 medicamentos disponíveis no Farmácia Popular. Para fazer a retirada, o usuário irá a uma farmácia credenciada e apresentará receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo com o Bolsa Família, de acordo com o Ministério da Saúde, será feito automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.

Imagem fixa

O governo federal também anunciou que todas as mulheres podem retirar gratuitamente medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose, além de contraceptivos. Os estudos do ministério indicam que cerca de 5 milhões de mulheres em todo o país, que antes pagavam a metade do valor por esse tipo de medicamento, devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.

Os medicamentos para asma, hipertensão e diabetes que integram o rol do Farmácia Popular seguem gratuitos para todos os públicos. Ainda foi anunciado que o programa também irá atender a população indígena. A expectativa é que, até o fim do ano, o Farmácia Popular tenha unidades em 5.207 municípios.

error: