Chuva e frio continuam no início de semana

Na terça-feira, 13, o tempo encoberto predomina em todo o estado, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia, nas áreas do Oeste ao Planalto Sul aparecem com intensidade fraca ou na forma de chuvisco. O frio intensifica ainda mais em Santa Catarina.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Na segunda-feira, 12, o tempo permanece chuvoso e frio em Santa Catarina, com máximas que não passam de 15°C em todo o estado. O dia amanhece com chuva, especialmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, onde deve ser mais persistente no decorrer do dia. O risco é moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos. No oeste e extremo sul do estado o tempo permanece fechado e com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia.

Na terça-feira, 13, o tempo encoberto predomina em todo o estado, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia, nas áreas do Oeste ao Planalto Sul aparecem com intensidade fraca ou na forma de chuvisco. O frio intensifica ainda mais em Santa Catarina e as temperaturas marcam entre 7°C e 12°C na maior parte do estado. Há chance de congelamento de pistas na serra catarinense.

A chuva volta a ganhar força na quarta-feira, 14, em especial nas regiões litorâneas até o final do dia, devido a um aumento de instabilidades na região, somado a umidade que sopra do oceano para o continente. Por conta da persistência do sistema, o risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. A sensação ainda é de muito frio, com temperaturas abaixo de 15°C em praticamente todas as regiões. Entre o final da noite e madrugada de quinta-feira, um ciclone extratropical começa a se formar na costa de Santa Catarina, o que pode intensificar as chuvas neste período.

No decorrer da quinta, 15, a formação de um ciclone extratropical intensifica as chuvas e provoca ventos intensos dos planaltos ao litoral catarinense. Devido aos maiores acumulados previstos e a persistência da chuva, o risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Esta condição persiste até meados da sexta-feira (16). Em relação aos dias anteriores as temperaturas sobem nas áreas litorâneas, se aproximando de 20°C. Com o afastamento do sistema para alto mar, a tendência é de melhora nas condições de tempo, mas as temperaturas ainda permanecem amenas, com sensação de frio nas manhãs e noites.

Em Laguna

SEGUNDA: mínima 7°C e máxima 11ºC – Chuva, melhorando no decorrer do dia;
TERÇA: mínima 8ºC e máxima 17ºC –Encoberto com chuva;
QUARTA: mínima 9ºC e máxima 15ºC – Encoberto com chuva no decorrer do dia;
QUINTA: mínima 10ºC e máxima 15ºC –Encoberto com chuva.

Confira os detalhes

Segunda-feira (12/06):
Tempo: encoberto com chuva persistente do Planalto ao Litoral, especialmente as áreas que fazem divisa com o PR. No Oeste e Meio-Oeste, mais nebulosidade com chuva no início do dia, com aberturas de sol no Extremo-Oeste e Oeste do estado.
Temperatura: baixa, as máximas não sobem devido à cobertura de nuvens, a chuva o vento sul e à massa de ar polar no RS.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas fortes e persistentes na faixa litorânea.

Terça, quarta e quinta-feira (14 e 15/06):
Tempo: instável, com céu encoberto e chuva volumosa no decorrer do dia do Planalto ao Litoral. Nas demais regiões o volume é menor.
Temperatura: baixa, devido à cobertura de nuvens, a chuva e à massa de ar frio no Sul do Brasil.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas fortes e persistentes na faixa litorânea.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.