Previous
Next

Campanha encerra, mas vacina contra gripe continuará disponível nos postos

Segundo o Ministério da Saúde, Laguna tem 21,7 mil moradores dentro das faixas etárias e grupos prioritários da campanha, que oferta a dose trivalente, eficaz contra as cepas da H1N1, H3N2 e tipo B.
Foto: Rovena Rosa/ABr

A campanha nacional de imunização contra gripe encerra, nesta sexta-feira, 30, com cobertura vacinal de cerca de 50% do público-alvo, em Laguna. A ação começou em abril e terminaria em maio, mas foi estendida até junho com objetivo de facilitar o acesso e ampliar os índices da vacinação. Mesmo após o fim, as doses do imunizante seguirão disponíveis nas unidades básicas de saúde.

De segunda a sexta-feira, os postos atendem das 8h às 11h e 13h às 16h. Segundo o Ministério da Saúde, Laguna tem 21,7 mil moradores dentro das faixas etárias e grupos prioritários da campanha, que oferta a dose trivalente, eficaz contra as cepas da H1N1, H3N2 e tipo B.

A gripe é uma infecção viral, bastante transmissível, que afeta o sistema respiratório. Pessoas infectadas com o vírus influenza podem ter desde sintomas leves a sintomas graves, que necessitam de internação e podem levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Pessoas mais vulneráveis, especialmente aquelas com doenças crônicas, idosos, crianças, podem desenvolver quadros de pneumonia, sinusite, otite e desidratação.