Com pedra fundamental lançada há um ano, até o momento o terreno para receber a futura Escola Bilíngue de Laguna continua igual. O projeto que já havia sido aprovado precisou ser modificado e acabou atrasando as previsões de início da obra, que deve durar cerca de dois anos. A planta passou foi readequada após realização de diligências e estudos de ocupação do solo.
Não há um prazo previsto para pôr na praça a licitação para a construção do novo prédio, que ficará na área do antigo Centro Social Urbano (CSU), porém, segundo a Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), a expectativa é que a obra inicie ainda este ano.
A escola de Laguna seguirá padrão de estrutura física do Ministério da Educação (MEC) e não vai ser exclusiva da cidade juliana, tendo capacidade para atender alunos da região da Amurel. A intenção é ter até 180 matriculados.
A escolha do município para a criação da unidade foi confirmada em 2021 pelo governo federal. O investimento é estimado em R$ 5 milhões (sendo R$ 5 mil de contrapartida municipal), o maior volume em relação às construções previstas pelo MEC em outros estados do país,