Até 16h, as unidades de Caputera, Cabeçuda, Ribeirão Pequeno, Portinho, Esperança, Progresso, Campo de Fora, Magalhães, Mar Grosso e Passagem da Barra vão estar abertas para o Dia D de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe.
A campanha nacional iniciou há três semanas e foca nesse primeiro momento na imunização dos grupos prioritários. A ação em jornada estendida neste final de semana visa oportunizar a aplicação da vacina àqueles que não conseguem ir em dias úteis à uma das unidades. Durante a semana, a vacinação acontece das 8h às 11 e das 13h às 16h.
“É importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários se protejam dos vírus da influenza. A vacina evita complicações reduzindo o número de internações e óbito em decorrência de infecções causadas pelos vírus”, destaca a secretária de Saúde, Silvana Vieira.
Os grupos com prioridade são: idosos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhador da saúde, gestantes e puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, profissionais das forças armada, segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Para adultos, o esquema é de dose única anual. Já para crianças abaixo com menos de nove anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses com intervalo de quatro semanas entre elas. A aplicação pode ser feita em conjunto com outras vacinas, inclusive a contra a Covid-19.