O meio musical brasileiro amanheceu de luto com a confirmação do falecimento de Rita Lee, aos 75 anos. Considerada a rainha do rock nacional, a artista estava longe dos palcos desde 2012 e vinha em uma intensa batalha contra um câncer descoberto em 2021 no pulmão.
“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem [segunda-feira, 8], cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, diz a nota divulgada pela família da cantora.
Inspiração para muitos, a artista paulista deixa um grande legado na avaliação do líder do Sentapua, Gilson Ramos. Para ele, quando a saudade bater, basta “ouvir alguma de suas belas canções pra amenizar”. “Temos que começar a nos acostumar com isso. Os nosso ídolos ou estão encerrando as suas carreiras, ou então nos deixando. Falar de Rita Lee é fácil – não existiu um expoente feminino maior no pop rock nacional. Uma fazedora de hits, tipo um Lulu Santos de saias. Cantei e toquei muitas das suas canções durante esses meus quarenta anos de música”, completa.
Em fevereiro de 1998, ela foi uma das atrações principais da terceira edição do Rock Laguna, que contou ainda com Titãs e Planet Hemp, além de grupos locais. “O Brasil perdeu uma grande cantora e aqui a gente deixa o nosso registro de saudade dessa grande roqueira que nos deixou nesse momento”, comenta o promotor de eventos Evaldo Marcos, que também a trouxe para se apresentar na antiga Produsul, de Tubarão, em 1988.
Segundo descrição publicada no Jornal de Laguna, no dia da apresentação da paulista, o show foi denominado de Santa Rita de Sampa. “Com certeza incendiará o público no Rock Laguna. Hoje, Rita promete um passeio roqueiro por músicas que marcaram sua carreira”, anunciou o semanário. O ingresso para assistir era vendido ao preço de R$ 12, valor que, se convertido com a inflação de 1998 para 2023, chegaria perto da casa dos R$ 100 pelo IGP-M, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A musicista era natural de São Paulo e se interessou pela música ainda na adolescência. Em 1963, formou a Teenage Singer, uma banda com mais duas amigas, que evoluiu para Os Mutantes. Foi nessa formação, que ela se consagrou como um dos grandes nomes do rock nacional, e após deixar o grupo chegou a participar da Tutti Frutti e entre 1979 e 2012 foi artista solo. São famosas as gravações de Esse tal de roque enrow, Mania de você, Lança perfume, Erva venenosa e Flagra.