A partir da próxima segunda-feira, 15, todos os moradores de Laguna que tenham mais de seis meses de idade vão poder fazer a aplicação da vacina trivalente contra a gripe. A liberação foi anunciada, na sexta-feira, 12, pelo governo federal e acatada imediatamente em Santa Catarina. As salas de vacina na cidade estão abertas das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta.
Até o momento, o estado catarinense contabiliza doze óbitos pelo vírus influenza, sendo um deles registrado em Laguna. O paciente foi um homem, 37 anos, que contraiu H1N1 (gripe A) e era imunodeprimido. Os dados são do boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina.
A preocupação com o aumento de casos em Santa Catarina foi um dos fatores que pesou no acatamento da liberação federal. Infecção viral bastante transmissível, a gripe afeta o sistema respiratório. Infectados com a influenza podem ter desde sintomas leves a sintomas graves, que necessitam de internação e podem levar à morte.
Os sintomas mais comuns são febre, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. O público mais vulnerável, especialmente aquelas com doenças crônicas, idosos, crianças, pode desenvolver quadros de pneumonia, sinusite, otite e desidratação.
Para especialistas, a vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir o agravamento do quadro, evitando hospitalizações e mortes. Além da vacinação, outras medidas devem ser adotadas para reduzir a transmissão do vírus, como:
- Lavar as mãos com frequência;
- Utilizar lenço descartável ou o antebraço ao tossir ou espirrar;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Evitar sair de casa em caso de sintomas respiratórios;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados;
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.