Previous
Next

Estudantes revivem Idade Média

Espaço da feira foi todo preparado para criar uma atmosfera que permita a viagem pelo passado do velho mundo. Assim, figurinos, animais e cenários vão transportar o visitante para aqueles tempos.
Foto de arquivo: Elvis Palma/Agora Laguna

Ao longo do primeiro trimestre do ano, estudantes do Colégio Stella Maris, do Magalhães, se dedicaram a pesquisar, estudar e fazer uma imersão sobre a vida na sociedade feudal, um estilo de organização socioeconômica surgido na Idade Média. Esse é conceito que norteia a sétima edição da Feira Medieval, evento que retorna à programação de atividades colegiais após a pandemia do novo coronavírus.

Aliás, a pandemia vai ser retratada através de uma comparação com outro período dramático para a história mundial no quesito sanitário: a proliferação da Peste Negra, cujos primeiros registros datam dos últimos anos da década de 1340, na Europa medieval. O espaço da feira foi todo preparado para criar uma atmosfera que permita a viagem pelo passado do velho mundo. Assim, figurinos, animais e cenários vão transportar o visitante para aqueles tempos.

Ao longo dos seu sete anos, o evento escolar já registrou a visitação de mais de oito mil pessoas, entre colégios e comunidade em geral. “Expectativa de ter a visita esse ano de mais de 1,8 mil pessoas”, comenta o professor Rodrigo Bento. O projeto pedagógico inclui também um acampamento: desde a tarde de quinta-feira, 25, os alunos estão no Stella vivendo a experiência de organizar as apresentações e ao mesmo tempo absorver conhecimento sobre os anos que antecederam às grandes navegações, período que marca a chegada dos portugueses e dos espanhóis ao continente americano, por exemplo.

“Isso vai ser muito divertido; é como se estivéssemos voltando no tempo”, resume a estudante Sofia Andreadis, 15 anos. A Feira Medieval ocorre entre 8h e 16h30, desta sexta-feira, 26. Gratuito, o evento é totalmente aberto ao público e espera comitivas escolares de Laguna, Pescaria Brava e Tubarão.