A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) definiu o dia 1º de junho como prazo para regularizar o serviço de leitura do consumo de energia e entrega das faturas a clientes da Grande Florianópolis e regiões Norte e Sul de Santa Catarina. Há uma semana, a companhia estatal rescindiu o contrato com a Propulsão, terceirizada que executava o trabalho.
Segundo a empresa, apesar da rescisão, a ideia é que a terceirizada ainda faça o serviço até o final do mês em fase de transição para a nova ou novas contratadas para cobrir as três regiões catarinenses afetadas pelo problema.
A Propulsão está em recuperação judicial e sofre problemas administrativos. Isso fez com que atrasasse os salários, que só foram colocados em dia no último dia 17 após acordo judicial.
De acordo com a Celesc, algumas leituras de clientes foram realizadas pela média dos últimos 12 meses. “Nestes casos, a eventual diferença entre o consumo faturado pela média e o verificado na leitura seguinte é cobrada do cliente, porque o medidor mostra a energia consumida de fato, inclusive no período que não foi verificado. Se houve um consumo maior do que o faturado pela média, a diferença é cobrada na fatura seguinte. Já se o consumo foi menor, a eventual cobrança extra fica como crédito para o cliente na próxima conta. Com a volta dos trabalhos de leitura e entrega de faturas, todas as contas serão geradas pela leitura do consumo real, e não pela média”, informa nota à imprensa divulgada pela concessionária energética.