Anita ganha telonas dos cinemas italianos em junho

Película é uma coprodução ítalo-brasileira e teve cenas gravadas em Laguna em maio do ano passado.

A partir do dia 1º de junho, cinemas italianos começam a exibir o filme La versione di Anita (A versão de Anita, em tradução literal e ainda inédito no Brasil).

A película é uma coprodução ítalo-brasileira e teve cenas gravadas em Laguna em maio do ano passado. O enredo do filme faz Anita Garibaldi olhar para si mesma e reviver sua história, dando aos contornos históricos a versão que só ela sabe.

A intenção foi trazer a heroína de volta à vida, em uma versão contemporânea, para tentar contar sua trajetória e provocar análises do momento atual do mundo. A sinopse já deixa claro que “será esse entrelaçamento entre passado e presente que aumentará a tensão narrativa e levará o público a uma história que, de certa forma, ainda está para ser descoberta”. Assista acima ao trailer original em italiano.

As imagens gravadas aqui se juntaram a tomadas feitas em cidades do Uruguai, Itália e em outros cantos do país, como o Rio Grande do Sul. A obra foi dirigida pelo italiano Luca Criscenti, documentarista e historiador, com larga experiência em produções semelhantes, e tem roteiro assinado por Daniela Ceselli e Silvia Cavicchioli, com colaboradores como Adílcio Cadorin, autor de Anita, guerreira das repúblicas e da liberdade. Na pele de Anita Garibaldi estará a italiana Flamínia Cuzzoli e Lorenzo Lavia dará vida a Giuseppe.

A estreia será em Roma, no dia 1º; em Bolonha, o filme será exibido no dia 4; já em Turim, no dia 7; e em Gênova Nervi, em 8 de junho. Os produtores italianos conversam para fazer um avant-première, uma espécie de pré-estreia na cidade juliana.