Previous
Next

Vacinação contra gripe começa hoje com crianças e idosos prioritários

Aplicação pode ser feita em conjunto com outras vacinas, inclusive a contra a Covid-19.
Divulgação

Começa nesta segunda-feira, 10, a campanha nacional de imunização contra a gripe, provocada pelo vírus influenza. Nas primeiras semanas e até 31 de maio, o foco será a população pertencente aos grupos prioritários.

A vacinação usa doses trivalentes, que são eficazes contra as cepas da H1N1, H3N2 e tipo B, e está disponível em todas as unidades do município com sala de imunização. O horário é das 8h às 11h e das 13h às 16h.

“É importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários se protejam dos vírus da influenza. A vacina evita complicações reduzindo o número de internações e óbito em decorrência de infecções causadas pelos vírus”, orienta a secretária interina de Saúde, Silvana Vieira.

Os grupos com prioridade são: idosos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhador da saúde, gestantes e puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, profissionais das forças armada, segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Para adultos, o esquema é de dose única anual. Já para crianças abaixo com menos de nove anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses com intervalo de quatro semanas entre elas. A aplicação pode ser feita em conjunto com outras vacinas, inclusive a contra a Covid-19.