TV francesa grava pesca com botos para documentário

De acordo com o profissional, a interação entre pescadores e botos foi surpreendente, e ele lamenta não poder se aprofundar mais no tema em razão do tempo, mas sem descartar um possível retorno para conhecer melhor não só a tradição lagunense como também outros recantos do país.

Uma equipe de filmagens gravou, ao longo do domingo, 16, uma série de imagens que registraram a pesca com botos. As gravações vão fazer parte de uma trilogia de documentários produzidos para a Ushuaia TV, uma emissora de televisão com programação voltada à natureza e que integra o grupo de canais da TF1, a maior e mais popular da França.

As captações ocorreram na região dos Molhes da Barra e foram produzidas após uma mudança de rumo: a ideia original era cobrir uma pauta ecológica na região de Curitiba (PR), mas o alto índice de dengue na localidade forçou a revisão dos planos.  “Queríamos vir aqui para conhecer os botos magníficos e incríveis que ajudam os pescadores”, justifica o repórter francês Antoine Auriol. Ele garante ter ficado impressionado com o modo com que acontece a interação, gesto que descreve como inédito. “Me encantou ver que os pescados têm um grande coração e muito carinho com os botos”.

De acordo com o profissional, a interação entre pescadores e botos foi surpreendente, e ele lamenta não poder se aprofundar mais no tema em razão do tempo, mas sem descartar um possível retorno para conhecer melhor não só a tradição lagunense como também outros recantos do país. “Nos documentários que fazemos, tentamos conhecer pessoas que melhoram sua qualidade de vida fazendo algo positivo para o planeta e para a natureza”, pontua Auriol.

O grupo acompanha a The Ocean Race, uma competição a vela que inicia na Europa, vai para a África, depois Austrália e segue até Itajaí, no Litoral catarinense. Dali, os velejadores voltam para o continente europeu. As cenas registradas na regata comporão as outras duas partes do documentário, que deve ser exibido a partir de 2024.

Notícias relacionadas