Fechado em agosto de 2019, o Museu Histórico Anita Garibaldi (MHAG) passará por uma reforma emergencial. O anúncio foi feito pelo prefeito Samir Ahmad (Republicanos), em entrevista à Rádio Difusora, na manhã desta segunda-feira, 17, data que assinala a passagem do 67º aniversário do equipamento histórico.
“Temos uma notícia boa: enfim estamos iniciando a reforma, pelo menos, emergencial no nosso museu Anita Garibaldi para poder reabrir as obras desse importante equipamento turístico”, disse o prefeito, que prevê a reabertura em 30 dias. A execução é realizada por funcionários da própria prefeitura.
O museu foi fechado para processos de reforma, mas a prefeitura não conseguiu obter recursos de outras esferas desde então para desencadear uma manutenção ampla – a tentativa de captação prossegue. O fechamento coincidiu com a reabertura da Casa de Anita.
O MHAG possui um acervo eclético composto por objetos históricos que incluem, por exemplo, a gaita de Pedro Raymundo (autor de Saudades de Laguna e Adeus, Mariana), a buzina do primeiro veículo automotivo de Laguna, de 1916, o prelo gráfico que imprimiu o jornal O Catharinense em 1831.