Maura Martins Vítor dedicou ao serviço público mais de duas décadas de sua vida. Moradora de Barranceira, a auxiliar de enfermagem foi a primeira atendente destacada para atuar na unidade de saúde de Barranceira, criada nos primeiros anos da década de 1970. Agora, como forma de homenagem, seu nome será acrescentado à identificação do prédio, localizado no entorno do salão paroquial.
O projeto foi apresentado em fevereiro pelo vereador Vilson Elias Vieira (PSDB), uma das primeiras iniciativas do edil após ter sido empossado como suplente. Aprovado sem ressalvas, foi tornado lei no dia 23 de março, em um dos últimos do vice-prefeito Rogério Medeiros (PSDB) como prefeito interino.
“A dona Maura prestou relevantes serviços à comunidade. A pedido de amigos e da própria família, nada mais justo que homenageá-la, ela que tantas vezes não se furtou de horários até para atender nas casas, tudo aquilo que um prestador de serviço da saúde faz em seu bairro. Fiquei muito feliz em poder fazer esta homenagem”, justifica o vereador.
Segundo registro feito no livro A trajetória da enfermagem na cidade de Laguna, de Regina Ramos e Cinthia Corrêa, os serviços de Maura Martins foram prestados ao bairro entre 24 de outubro de 1974 e 16 de maio de 1997, sendo substituída posteriormente, após aposentadoria, pela auxiliar de enfermagem Mercedes Neves, igualmente moradora da localidade. Ela faleceu em janeiro de 2019.
Atualmente, a Unidade Básica de Saúde de Barranceira oferece o atendimento básico aos moradores da localidade e conta com uma equipe formada por técnicos de enfermagem, enfermeiro, médico, dentistas, auxiliares e serviços gerais. Recentemente, melhorias foram implantadas no edifício, ampliado em 2016.