Previous
Next

Polícia e guarda vão ampliar rondas nas escolas

Na quinta-feira, 6, as aulas estão suspensas nos educandários do município e como a sexta-feira, 7, é feriado, as atividades letivas vão retornar na segunda-feira, 10.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Rondas policiais começaram a ser intensificadas nas unidades escolares de Laguna como reflexo da preocupação gerada após um atentado criminoso realizado em uma creche particular, em Blumenau.

Ao longo desta quarta-feira, 5, guarnições da Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GML) visitaram as escolas da rede municipal de ensino e aproveitaram para reforçar orientações aos gestores. Na quinta-feira, 6, as aulas estão suspensas nos educandários do município e como a sexta-feira, 7, é feriado, as atividades letivas vão retornar na segunda-feira, 10.

“Adotamos algumas estratégias de segurança como a orientação aos gestores das escolas e a implantação do botão do pânico através do aplicativo da Guarda Municipal”, adianta a secretária municipal de Educação, Juliana Fagundes. A Câmara de Vereadores de Laguna já iniciou a tramitação de um projeto de lei para institucionalizar o botão de pânico, em matéria de autoria dos vereadores Hirã Ramos (MDB) e Kleber Roberto Lopes (sem partido).

A Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) reforçou também a orientação para que os portões das unidades permaneçam fechado durante o expediente e convocou uma reunião da Comissão de Segurança Escolar, órgão consultivo instalado em 2022.

Aulas mantidas no Estado

Em nota, o governo do Estado confirmou a suspensão das aulas da rede de ensino para Blumenau. Com isso, as demais unidades, incluindo as de Laguna, terão aulas normais na quinta-feira, 6.

Outra cidade que suspendeu as atividades na rede municipal foi Pescaria Brava. A medida vale só para quinta-feira e as aulas retornarão na segunda. A prefeitura informou que trabalha para agilizar e finalizar a contratação de vigilância privada para a rede de ensino local.

Atentado em Blumenau

Uma creche foi alvo de um ataque nesta manhã e deixou quatro crianças mortas e cinco ficaram feridas. O atentado foi no estabelecimento particular chamado Cantinho Bom Pastor, no bairro Velha. As vítimas fatais são: Bernardo Cunha Machado (5 anos), Bernardo Pabst da Cunha (4 anos), Larissa Maia Toldo (7 anos) e Enzo Marchesin Barbosa (4 anos). O homem, 25 anos, autor dos fatos, se entregou no batalhão de polícia e foi preso imediatamente. O caso já é investigado pela Polícia Civil.

Notícias relacionadas