Previous
Next

Pescaria Brava planeja centro especializado para atendimento a autistas

Projeto ganhou corpo a partir deste mês, época que marca a bandeira pela conscientização sobre autismo na sociedade.
Divulgação/CMPB

Pescaria Brava tem avançado nos estudos para que o município implante uma unidade central de referência para atendimento às pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto ganhou corpo a partir deste mês, época que marca a bandeira pela conscientização sobre autismo na sociedade.

“Estamos desenvolvendo esse projeto para dar dignidade e a inclusão necessária”, frisa o vereador João Fernandes Floriano (PP), autor da indicação legislativa que gerou a iniciativa. Atualmente, o foco está na elaboração de um estudo arquitetônico e na montagem das equipes multidisciplinares, com servidores da Educação, Assistência Social e Saúde.

Recentemente, uma comitiva de Pescaria Brava participou do lançamento da Frente Parlamentar do Autismo, idealizada pelo deputado Luiz Felippe Collaço, o Pepê (PP), e espera contar com o apoio de parlamentares estaduais na liberação de recursos para tirar do papel a estrutura. “Temos a pretensão de em 60 dias começar a implantação”, prevê Floriano.

O autismo ou TEA é marcado por ser um conjunto de síndromes caracterizado por problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e também no comportamento social da criança. Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.