Após a confirmação de um caso de contaminação por dengue, o setor de Vigilância Epidemiológica de Pescaria Brava passou a intensificar a chamada pesquisa vetorial especial, que consiste em buscar focos do mosquito Aedes aegypti no bairro e em áreas próximas à residência do paciente.
Em nota, o órgão informou que esteve realizando fiscalização às residências e repassou orientações aos os moradores sobre a importância de se ter cuidados que evitem a proliferação das arboviroses.
O primeiro paciente de Pescaria Brava é um morador de Laranjeiras, 63 anos, que passa bem, segundo a prefeitura. A confirmação saiu no boletim de segunda-feira, 24, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC).
Na região, a cidade de São Ludgero é a cidade com maior número de casos: 13, sendo dez autóctone (contraído dentro do município). Tubarão e Braço do Norte vêm depois com oito positivos cada. A lista conta ainda com Imbituba com sete pacientes, e Imaruí e São Martinho, com um caso confirmado até o momento em cada município.
Dicas para combater a doença
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Limpe as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
- Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.