Laguna está com três casos suspeitos de contaminação por dengue. Amostras foram coletadas e aguardam a divulgação dos resultados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis. Outras seis suspeitas já foram descartadas.
Dois meses atrás, a cidade identificou quatro focos do mosquito Aedes aegypti e retorna essa semana para uma ação de controle em Cabeçuda, Caputera e Portinho.
“Estamos retornando dois meses depois para fazer uma varredura num raio de 300 metros onde foram encontrados os focos. Essa ação faz parte do trabalho de controle padrão”, explica a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Mathiê Rossini.
Na cidade, atualmente, são 132 armadilhas instaladas, as quais são inspecionados de semana em semana e 31 pontos estratégicos (cemitérios, borracharias etc), locais especialmente vulneráveis à introdução do vetor, inspecionados de 14 em 14 dias.
As denúncias podem ser realizadas presencialmente com o setor do Programa de Combate à Dengue na Secretaria de Saúde, podendo agendar pelo telefone da secretaria no 3644-0313, ou via canais de ouvidoria da prefeitura.
Dicas para combater a doença
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Limpe as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
- Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.