Fim de semana com sol e temperatura de outono

Não há risco para ocorrências meteorológicas. No período da tarde, as máximas não passam dos 20°C no Planalto Sul e variam entre 21°C e 25°C no restante do estado.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Um sistema de alta pressão atmosférica segue atuando sobre Santa Catarina nesta sexta-feira, 28, mantendo o tempo com predomínio de sol e variação de nuvens em todo o estado. No Litoral Norte, a umidade vinda do oceano pode provocar chuviscos isolados. Não há risco para ocorrências meteorológicas. No período da tarde, as máximas não passam dos 20°C no Planalto Sul e variam entre 21°C e 25°C no restante do estado.

No sábado, 29, um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme no estado, com predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões. Nas áreas mais próximas ao litoral, chuviscos isolados podem ocorrer pontualmente. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As temperaturas no amanhecer ficam na casa dos 12°C no Extremo Oeste e Oeste e em torno dos 17°C no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. À tarde, as máximas podem chegar aos 26°C nas áreas do oeste catarinense que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e no Litoral Sul, enquanto no Planalto Sul não passam dos 21°C. Nas demais regiões do estado, variam entre 22°C e 24°C.

O tempo segue firme em Santa Catarina no domingo, 30, por conta da influência de uma área de alta pressão atmosférica. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As temperaturas mínimas variam entre 8°C e 12°C no Meio-Oeste e planaltos e entre 12°C e 14°C no Extremo Oeste e Oeste. Durante a tarde, as máximas se elevam em relação aos dias anteriores, especialmente no Grande Oeste e Litoral Sul, onde variam entre 27°C e 30°C. No Litoral Norte e Vale do Itajaí, as máximas chegam aos 25°C. Os ventos sopram de quadrante norte pelo estado, com intensidade fraca a pontualmente moderada.

Na segunda-feira, 1º, o tempo segue estável em toda Santa Catarina. Na terça-feira, 2,, a aproximação de uma frente fria pelo oceano provoca o retorno das chuvas ao estado, que devem ocorrer com fraca a moderada intensidade e também na forma de temporais, especialmente no oeste do estado.

Em Laguna

SEXTA: mínima 13°C e máxima 26ºC –  Nebulosidade variável;
SÁBADO: mínima 13ºC e máxima 23ºC – Sol com algumas nuvens;
DOMINGO: mínima 13ºC e máxima 25ºC – Sol com algumas nuvens;
SEGUNDA: mínima 15ºC e máxima 25º7 – Sol com aumento nuvens.

Confira os detalhes

Sexta-feira (28/04):
Tempo: predomínio de sol em SC.
Temperatura: em elevação durante o dia. Mais frio à noite.
Vento: sudeste a nordeste, fraco.
Sistema: massa de ar frio perdendo intensidade e deslocando-se para o mar.

Sábado (29/04):
Tempo: sol com algumas nuvens em SC.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer, com geada fraca e isolada nas áreas mais altas do Planalto Sul. Em elevação durante o dia. Mais frio à noite.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.
Sistema: massa de ar seco em SC.

Domingo (30/04):
Tempo: sol com algumas nuvens em SC. No Litoral Norte, chuva isolada especialmente na madrugada, início da manhã e à noite, devido à circulação marítima.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer, com geada fraca e isolada nas áreas mais altas do Planalto Sul. Em elevação durante o dia.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Segunda-feira (01/05):
Tempo: sol com aumento de nuvens nas áreas do Extremo Oeste ao Litoral Sul, devido ao deslocamento de uma frente fria no RS.
Temperatura: mais elevada.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas do Extremo Oeste ao Litoral Sul.

Terça-feira (02/05):
Tempo: do Extremo Oeste ao Litoral Sul, chuva no decorrer do dia, atingindo o Planalto Norte e Vale do Itajaí, à tarde, e o Litoral à noite. A chuva em SC ocorre de forma bem isolada e atinge principalmente as regiões de divisa com o RS.
Temperatura: diminui no final do dia.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.