Dois oficiais da Dirección Nacional de Bomberos (equivalente ao Corpo de Bombeiros brasileiro), do Uruguai, visitaram na tarde de quinta-feira, 13, as instalações do centro de treinamentos da corporação de Laguna.
“Para nos é, primeiramente, uma honra poder recebê-los e o interesse em conhecer o trabalho que desenvolvemos aqui na cidade. Ademais, o intercâmbio é muito enriquecedor, pudemos conversar sobre diversas ‘boas práticas’ realizadas tanto aqui quanto lá e deixando as portas abertas para futuras parcerias”, comenta o comandante dos bombeiros de Laguna, capitão Henrique Schuelter.
A vinda dos oficiais Lucas Cardoso e Bruno Pereira foi idealizada a partir da sugestão de uma fábrica de equipamentos de proteção para combate a incêndio, que indicou a estrutura de Laguna como local de referência operacional no Brasil. Além da área de formação, os uruguaios conheceram a estrutura de socorro do quartel lagunense.
Nos últimos anos, a unidade de treinamentos montada pelo CBM tem recebido grande procura de órgãos de segurança pública do país, interessados em saber como funciona e também para uso em estudos que podem ser replicados em seus quartéis de origem.