A tragédia ocorrida na manhã desta quarta-feira, 5, em Blumenau, no Vale do Itajaí, onde crianças foram assassinadas, acende um alerta. As prefeitura de Laguna e Pescaria Brava anunciaram que irão trabalhar para ampliar os esforços de segurança em relação às escolas municipais e unidades de educação infantil.
Em Laguna, a Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) anunciou a suspensão das aulas na quinta-feira, 6, com retorno previsto para segunda-feira, 10, na rede municipal de ensino. “A secretaria irá fortalecer as medidas existente e investir na prevenção”, informou a secretária Juliana Fagundes de Carvalho. Uma das ideias estudadas é a criação de um botão de pânico, que facilite o acionamento das forças de segurança pública em uma ocorrência do gênero.
Já na cidade de Pescaria Brava está em andamento há um mês o processo de contratação de vigilantes para as escolas. O município facultou o dia letivo desta quarta-feira e suspendeu as aulas na quinta-feira.
“A gente tem projetos para que a gente consiga padronizar essas entradas das escolas. Então isso é algo que nós já estamos estudando. A gente entende que lá nesses prédios estão os nossos tesouros, não só dos pais, mas é o tesouro de toda uma sociedade: as nossas crianças que são futuro do que se espera para uma sociedade. Estamos tomando as providências e aos pais, a gente pede que mantenham uma calma, tranquilidade. As rondas foram intensificadas aqui na nossa região”, disse a secretária Talita Santos, ao Portal.
Atentado em Blumenau
Uma creche foi alvo de um ataque nesta manhã e deixou quatro crianças mortas e cinco ficaram feridas. O atentado foi no estabelecimento particular chamado Cantinho Bom Pastor, no bairro Velha. As vítimas fatais são: Bernardo Cunha Machado (5 anos), Bernardo Pabst da Cunha (4 anos), Larissa Maia Toldo (7 anos) e Enzo Marchesin Barbosa (4 anos). O homem, 25 anos, autor dos fatos, se entregou no batalhão de polícia e foi preso imediatamente. O caso já é investigado pela Polícia Civil.