Previous
Next

Secretaria faz nota de alerta após aumento de casos de influenza aviária

"O momento requer atenção máxima e diante da importância econômica e social da avicultura para Santa Catarina, a recomendação da restrição temporária de acesso ao ambiente externo para aves criadas livres é medida de extrema relevância para nosso Estado", escreveu o secretário Valdir Colatto.
Foto: Júlio Cavalheiro/Secom Governo SC

Em publicação realizada na noite de sexta-feira, 3, a Secretaria de Estado da Agricultura fez a divulgação de uma nota técnica de alerta máximo em relação a medidas de biosseguridade para prevenção à influenza aviária, classificada como de alta patogenicidade.

A nota ocorre em decorrência do aumento dos casos da doença registrados em países da América do Sul, e devido às recentes confirmações de casos na Argentina e no Uruguai. O governo reforça, no texto, medidas de isolamento de avicultura comercial das aves de vida livre e aves de subsistência.

“O momento requer atenção máxima e diante da importância econômica e social da avicultura para Santa Catarina, a recomendação da restrição temporária de acesso ao ambiente externo para aves criadas livres é medida de extrema relevância para nosso Estado”, escreveu o secretário Valdir Colatto.

Segundo a secretaria, a intenção é proteger a saúde e a segurança dos plantéis, uma vez que, a entrada da Influenza Aviária nos sistemas de produção comerciais poderá acarretar imensos prejuízos a toda cadeia produtiva catarinense e nacional.

Notícias relacionadas