A revisão dos cadastros de beneficiários aptos a receberem o Bolsa Família, reformulado oficialmente na última semana em substituição ao Auxílio Brasil, tirou 113 pessoas de Laguna da lista. Por outro lado, 101 novos cadastros atenderam aos requisitos e ingressaram no programa, que começa a fazer os pagamentos daqui 12 dias.
Em Pescaria Brava, caíram 100 cadastros e ingressaram 33 novos beneficiários. Atualmente, são pouco mais de 1,2 mil aptos a receberem o Bolsa Família em Laguna e cerca de 730 no município vizinho. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento Social.
Em todo o país, na revisão o governo federal incluiu 694 mil novos beneficiários e excluiu 1,4 milhão de pessoas. De acordo com o ministério, os cadastros foram reanalisados para remover beneficiários ou famílias que não atendam aos critérios da ação de transferência de renda. As novas concessões são para aqueles que cumpriram os requisitos, mas não vinham sendo alcançadas pelo programa. Serviços de busca ativa feitos pelo governo foram utilizados para encontrar esses beneficiários.
O número ainda deve aumentar. Isso porque os trabalhos de revisão do cadastro devem continuar nos próximos meses. O governo federal quer analisar ainda 5 milhões de famílias que se declaram unipessoais (formadas por apenas uma pessoa) e que recebem o Bolsa Família.