Projeto de redragagem será atualizado, e entidade alerta para possível prejuízo para Laguna

Apesar do anúncio de que o Estado irá apoiar a captação de recursos para as revisões e atualizações do projeto, nenhum prazo foi dado. 
Foto: Lucas Vieira/Infosul

Há 49 anos, a região presenciava a pior catástrofe climática de sua história: a enchente do rio Tubarão que deixou mais de uma centena de mortos e causou prejuízos marcantes em quase todos os municípios do complexo lagunar. Desde então, se discute formas de evitar que a cena volte a ocorrer. O tema da redragagem do rio voltou à tona após a cheia do ano passado e foi debatido na manhã desta sexta-feira, 24.

O projeto já existe há cerca de uma década, mas precisa de revisão e o investimento chega na casa do meio milhão de reais. “É essencial fazer a revisão e atualizar todos os projetos. O investimento para essa primeira etapa tem o valor estimado de R$ 500 mil, e o Governo Jorginho Mello está comprometido em buscar esse valor, para que a comissão que está à frente das ações possa dar esse passo importante”, assegurou o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto Junior.

Imagem fixa

As intervenções são necessárias, mas existe o temor que Laguna seja prejudicada. É o que pensa a ONG Movimento Natural e Cultural de Laguna (MNCL). Há pouco mais de duas semanas antes da realização do seminário em Tubarão, a entidade levou dúvidas sobre o projeto. O principal questionamento é a não existência de um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) – documento que, segundo apurado junto ao Estado, faz parte do orçamento de atualização da planta de ação.

“Houve um estudo do impacto ambiental sobre a retilinização da foz do rio Tubarão que iria causar ao complexo lagunar [em 1980]. As autoridades da época, tanto de Laguna como de Tubarão não quiseram saber, e com o tempo os sedimentos transformaram a paisagem e a hidrografia do complexo lagunar”, exemplifica o líder do MNCL, Júlio Cesar Vicente. Apesar do anúncio de que o Estado irá apoiar a captação de recursos para as revisões e atualizações do projeto, nenhum prazo foi dado.

error: