O crescimento de casos na região de aposentados e pensionistas que caem em golpes envolvendo empréstimos não autorizados ou que se deparam com descontos feitos sem seu consentimento tem deixado o Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Laguna em alerta.
Um dos casos diz respeito ao empréstimo consignado que aposentados e pensionistas da Previdência Social descobrem ao ver que os descontos nas suas folhas. Quando isso acontece, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza um serviço que permite aos aposentados e pensionistas o bloqueio ou o desbloqueio dos benefícios para a contratação de empréstimos consignados (veja abaixo).
Todavia, o principal alerta são para falsos funcionários de bancos que utilizam números de telefone para contatos fraudulentos por ligação ou por mensagem. “Eles ligam e enviam boleto pelo WhatsApp, a pessoa acredita e cai no golpe. Os bancos na sua maioria não enviam boleto por mensagem para devolução de empréstimo”, descreve o diretor do órgão de defesa, Agissé Lemuel da Silveira.
Nessas ligações ou contatos falsos, o golpista usa meios que fazem a possível vítima acreditar estar falando com um funcionário de instituição bancária, inclusive mencionando vários dados pessoais, obtidos por meios escusos. “Qualquer tipo de empréstimo sem a solicitação do consumidor, o correto é procurar o Procon da cidade onde a pessoa reside, para fazer a devolução e cancelamento”, reforça Silveira.
Um boletim de ocorrência também deve ser registrado. O Procon de Laguna disponibiliza o telefone (48) 3646-0833 para contato.
Como bloquear o empréstimo consignado
Quanto ao bloqueio do empréstimo consignado do INSS, o procedimento é bem simples. A medida pode ser feita via internet. Veja o passo a passo:
1 – Acesse o aplicativo ou site “Meu INSS”.
2 – Informe o CPF e senha cadastrados (para o primeiro acesso, é necessário, apenas, realizar o cadastro).
3 – Busque pela opção “Novo Pedido”.
4 – Procure pelo serviço desejado, no caso a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”. Para facilitar, digite o nome na barra de pesquisa.
5 – Preencha os dados solicitados e siga as instruções indicadas na tela.
Durante o processo serão solicitadas algumas informações obrigatórias, tais como o número de CPF do titular ou termo de tutela, curatela ou guarda (caso o pedido seja feito por um representante legal). Neste segundo caso, também será necessário apresentar um documento de identificação oficial do representante.