Previous
Next

Por Anita, comitiva lagunense vai à Itália

Programação indica visita às cidades italianas onde Anita lutou e que mantém atividades de preservação à sua memória. Em especial, na localidade de Rieti haverá a formalização do acordo de irmandade entre aquele município e Laguna.
Foto de arquivo: Elvis Palma/Agora Laguna

Uma comitiva lagunense irá à Itália como parte das atividades do convênio Anita fidelis. A viagem está marcada para o dia 9 e os membros da comissão vão ficar até dia 25, no país europeu. A intenção é estreitar laços políticos, econômicos e sobretudo culturais.

A ida é coordenada no Brasil pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), de Laguna, entre promotor do convênio em solo brasileiro. O Anita fidelis é uma versão mais ampla dos acordos firmados há cinco anos por ocasião das celebrações do bicentenário de nascimento da heroína catarinense. Além de Laguna, prefeitos e empresários de outras cidades catarinenses também vão participar dos encontros agendados na Itália.

A programação indica visita às cidades italianas onde Anita lutou e que mantém atividades de preservação à sua memória. Em especial, na localidade de Rieti haverá a formalização do acordo de irmandade entre aquele município e Laguna.

“Estão previstas diversas reuniões com políticos e empresários italianos que já manifestaram desejo de conhecerem o potencial das cidades catarinenses ligadas à história de Anita para receberem investimentos. Na visita às cidades italianas, o grupo será acompanhado por alguns descendentes de Anita que residem na Itália e por instituições italianas conveniadas com o CulturAnita”, descreve o presidente do instituto, Milton Cavalcanti.

Frente parlamentar

Pelo mesmo motivo, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) lançou, no início do mês, a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália. O grupo é composto por 13 deputados estaduais e quer estreitar as relações entre o estado e a Itália, visando parcerias e trocas de informações em várias áreas. A ideia foi apresentada por Vicente Caropreso (PSDB). “68% da nossa população tem descendência italiana. Somos o segundo estado brasileiro com maior presença de descendentes, ficamos atrás só do Espírito Santo”, afirmou o deputado.

Além de Caropreso, a frente é integrada pelos deputados Ana Campagnolo (PL), Jair Miotto (União), Marcos Vieira (PSDB), Lunelli (MDB), Paulinha (Podemos), Nilso  Berlanda (PL), Volnei  Weber (MDB), Matheus Cadorin (Novo), Altair Silva (PP), Napoleão Bernardes (PSD), Ivan Naatz (PL) e Luciane Carminatti (PT).