Mais de R$ 3 bilhões serão pagos a título de Abono Salarial (ano-base 2021) para trabalhadores nascidos nos meses de março e abril. Os recursos serão depositados nesta quarta-feira, 15. Quem tem conta corrente ou poupança na Caixa recebe o crédito automaticamente em sua conta do banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital.
O abono equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei. Os recursos são gerados via Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Possui direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).