Em meio às comemorações internais do Dia da Mulher, o buscador mais popular do mundo, o Google, divulgou uma lista de dez locais que ajudam a contar e a preservar a história de figuras femininas brasileiras importantes para a história. Entre as escolhidas: Anita Garibaldi [1821-1849], famosa por ter lutado pela República em dois continentes em uma época onde a mulher não podia sequer votar.
A postagem escolheu dez pontos específicos, ” locais que trazemos aqui podem ser visitados pelo Google Street View e, quem sabe, servir de inspiração para a sua próxima viagem”.
Para falar de Anita, a lista destaca o prédio histórico de 1711, onde a heroína se vestiu para o primeiro casamento com o sapateiro Manoel Aguiar, em 1835. A edificação foi reaberta em 2019 e é o único museu de Laguna dedicado exclusivamente à lagunense.
Além da guerreira, a lista traz ainda a tupinambá Catarina Paraguaçu, conhecida como ‘mãe do Brasil’, pelo seu papel na miscigenação do país durante o período colonial, onde se casou com o náufrago Diogo Álvares; Chiquinha Gonzaga, compositora que foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil; dona Ivone Lara, pioneira ao integrar a ala de composição de uma escola de samba; a princesa Isabel do Brasil, que, na condição de regente do Império, assinou em 1888 a Lei Áurea de 13 de maio, decretando extinta a escravatura. Para ver a lista completa e os locais, clique aqui.