Comerciantes de vários bairros de Laguna registraram ocorrências junto à Polícia Militar (PM) de tentativas de extorsão via telefone. As práticas criminosas ocorreram ao longo da terça-feira, 14, durante o período em que os estabelecimentos, sobretudo lojas, estavam abertas.
O golpe usa um telefone suspeito (48 9 9676-4951) e que não possui registro em aplicativos de mensagem, somente para chamadas – Agora Laguna tentou uma ligação para o número, mas sem sucesso. O criminoso fala com atendentes ou gerentes do estabelecimento e afirma estar monitorando o movimento do local com uma motocicleta e diz que se não receber dinheiro, irá atentar contra o comércio.
Apesar do susto, não houve registro de casos em que o crime tenha sido bem sucedido. A orientação da polícia é que, em caso de ligação pedindo dinheiro para realização de determinada prática – na ocorrência em questão para evitar um atentado –, a pessoa deve evitar passar dados ou atender à solicitação. Por meio de um outro telefone no mesmo instante ou após desligar a chamada, deve ser feita a comunicação a uma guarnição policial para ciência do fato, pelo 190.