Domingo e início de segunda-feira com temporais localizados em SC

A chuva deve iniciar durante a tarde, ganhando força a partir do final da noite de hoje e se intensificando ainda mais na madrugada e manhã da segunda-feira, 6.

A partir da tarde deste domingo, 5, a atuação de um ciclone extratropical, localizado no oceano, próximo da costa do sul do Brasil, deixa o tempo chuvoso nas áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis, principalmente nas regiões serranas. A chuva deve iniciar durante a tarde, ganhando força a partir do final da noite de hoje e se intensificando ainda mais na madrugada e manhã da segunda-feira, 6.

A segunda-feira, 6, é de tempo instável no centro-leste de Santa Catarina. A atuação do ciclone no mar deixa o dia nublado, com chuva persistente, que pode ser intensa e com altos volumes acumulados, principalmente na madrugada e manhã no Litoral Sul, Grande Florianópolis e parte do Planalto Sul. Nestas áreas, o risco é alto para ocorrências associadas à chuva intensa, persistente e volumosa (como deslizamentos, alagamentos e enxurradas). Nas demais áreas, o sol aparece com algumas nuvens e há condições para pancadas de chuva, que pontualmente podem ser intensas em curto período de tempo e vir na forma de temporais isolados, do Meio Oeste ao Litoral Norte. Nestas áreas o risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais (raios, rajadas de ventos, queda de granizo) e a chuva pontualmente intensa.

A terça-feira, 7, começa com sol entre nuvens no estado. Com a desconfiguração do ciclone, retorna a condição de pancadas de chuva de verão. A combinação do calor, umidade e algumas instabilidades em médios e altos níveis favorece condições para pancadas de chuva isoladas, que podem vir na forma de temporais bem isolados do Meio Oeste ao litoral entre a tarde e noite.

Quarta, 8, e quinta-feira, 9, com condição típica de verão: pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados entre a tarde e noite em todo estado. Na quarta, as temperaturas máximas ficam altas em todo estado, se aproximando e em algumas regiões, passando dos 30°C. Destaque para cidades do Extremo Oeste próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, do Litoral Sul (entre Criciúma e Tubarão) e entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde as máximas podem se aproximar dos 36°C.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 20°C e máxima 27ºC –Encoberto com chuva no decorrer do dia;
SEGUNDA: mínima 18ºC e máxima 2ºC – Encoberto com chuva;
TERÇA: mínima 17ºC e máxima 27ºC –Encoberto com chuva no decorrer do dia;
QUARTA: mínima 18ºC e máxima 31ºC –Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Veja detalhes

Domingo (05/03):
Tempo: variação de nuvens em SC, com aberturas de sol no Extremo Oeste e com chuva no decorrer do dia do Oeste ao Litoral. Atenção para chuva intensa no litoral entre a tarde e noite (aviso).
Temperatura: elevada no Extremo Oeste e com pouca elevação nas demais regiões devido à nebulosidade e à chuva.
Vento: noroeste a com variações de sudoeste/sul, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e Litoral a partir da tarde.
Sistema: frente fria no litoral de SC e norte do RS e intenso sistema de baixa pressão (ciclone) sobre o oceano na altura do litoral sul de SC no decorrer da tarde e noite.

Segunda-feira (06/03):
Tempo: no Extremo Oeste variação de nuvens e aberturas de sol e chuva muito isolada. Do Oeste ao Litoral mais nuvens a encoberto com chuva no decorrer do dia, mais persistente no Litoral. Atenção para chuva intensa na madrugada e amanhecer sobretudo no Litoral Sul (aviso).
Temperatura: mais agradável com pouca elevação na maior parte do estado, devido à nebulosidade e à chuva.
Vento: sudeste com variações de nordeste, fraco a moderado com rajadas na madrugada e manhã no Planalto Sul e Litoral Sul.
Sistema: frente fria no litoral de SC e intenso sistema de baixa pressão (ciclone) sobre o oceano na altura do litoral sul de SC perdendo força e afastando-se para leste entre a tarde e noite.

Terça-feira (07/03):
Tempo: aberturas de sol no Extremo Oeste muitas nuvens nas demais regiões de SC, com chuva no decorrer do dia do meio Oeste ao Litoral.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste com variações de sudeste no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, fraco a moderado com rajadas.

Quarta e quinta-feira (08 e 09/03):
Tempo: sol em SC, com mais nuvens e pancadas de chuva à tarde devido a um cavado em SC e ao avanço de uma frente fria pelo RS.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste e norte, com variações de sul do Extremo Oeste ao Litoral Sul no final do dia, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.